Introdução: A criança e a matemática.
A matemática está presente em nossa vida desde muito cedo. Logo que nascem, as crianças estabelecem relações entre os objetos, reconhecem suas semelhanças e diferenças e distinguem suas características. Mesmo antes de entrar para escola, aprendem matemática, a partir de suas próprias ações, à medida que buscam soluções para resolver situações so cotidiano.
O papel do professor desde da Educação Infantil é o de promover situações nas quais as crianças possam pôr em prática os conhecimentos que já têm e ajudá-las a organizar melhor as suas informações e estratégias, proporcionando também condições para a construção de novos conhecimentos.
Conteúdo a ser trabalhado: Operação Matemática - Adição.
Duração da atividade: Tempo indeterminado " varia de acordo com a idade e habilidade das crianças.
Idade das crianças: 5 a 6 anos.
Objetivos da aula: Estabelcer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.;
Reconhecer e valorizar os números, as operações númericas, as contagens orais, e as noções espaciais, como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações - problemas relativas às quantidades, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
Site que será utilizado: notícias.uol.com.br/educação.
Recursos do site que serão utilizados: Jogos educativos para crianças da pré-escola.Utilizando operações matemáticas.
Desenvolvimento da aula: Faça as contas e digite o resultado no campo em branco
( As crianças irão somar os lápis e digitar a quantidade total no quadrado em branco).
ex:
Três Lápis + um Lápis = quadrado em branco
Um Lápis + Dois Lápis = quadrado em branco
2 comentários:
Na educação infantil, na faixa etária de 2 a 6 anos, o contato com o computador e com outras tecnologias avançadas não é imprescindível e por isso também não devem ser forçadas. Mas se tais tecnologias já fazem parte do cotidiano da criança (no lar, na escola ou na casa de colegas), e ela demonstra interesse ou curiosidade, então deve-se avaliar qual o conteúdo mais apropriado a ser disponibilizado.
a idéia da aula está legal, a atividade do site indicado é bem interessante, pode ser desenvolvida com as crianças para saber se elas demonstrarão interesse ou não.
Faltou vocês publicarem a pesquisa dos 5 sites para o professor e de 5 sites para serem usados pelas crianças.
Vamos participar mais das aulas, a presença em sala é fundamental.
Postar um comentário