Percebemos ao longo das aulas que o computador e as novas tecnologias já são uma realidade. Sua impotância é eficiente na vida profissional e nas pesquisas escolares já não são mais questionadas. Mas uma dúvida que tinhamos referente ao contato da criança com o computador era até que ponto era benéfico ou que idade deveríamos iniciar este processo.
Com o passar das aulas ministradas pela profe Caroline percebemos que a tecnologia já faz parte da vida da criança (no lar, na casa do colega, e muitas vezes na própria escola) ela já demonstra interesse ou curiosidade, então não podemos fugir dessa realidade. Mas o que aprendemos de grande importância é saber avaliar qual o conteúdo mais apropriado a ser disponibilizado para as crianças na Educação Infantil.
O software Educacional Infantil deve ser acima de tudo muito simples e intuitivo, com muitas imagens, cores e sons interessantes. Deve estimular o máximo, as aptidões que estão sendo desenviolvidas.
O conteúdo educacional deve ser passado de forma subliminar, pois para a criança, que ainda se encontra em fase de desenvolvimento de suas habilidades, como por exemplo a coordenação motora fina, o acompanhamento do educador ou do responsável também se faz necessário nessa idade, no intuito de direcionar as melhores práticas e tornar mais proveitoso tal atividade.
Outro ponto importante é saber dosar sua aplicação para não prejudicar o pleno desenvolvimento em outras áreas (como sua socialização, desenvolvimento físico e emocional, etc).Hoje temos consciência que o computador para a criança deve ser encarado apenas como uma ferramenta a mais de estímulo na educação infantil.
terça-feira, 3 de julho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Tomara que todas estas informações sejam aproveitadas por vocês no trabalho com as crianças na educação infantil. Espero que saibam selecionar as melhores e mais adequadas tecnologias, de modo a enriquecer a aprendizagem das crianças. Mesmo aquelas tecnologias que não serão utilizadas com as crianças, poderão servir para vocês aprimorarem seus conhecimentos pessoais e assim, pensarem intervenções mais adequadas e produtivas em sala de aula.
Postar um comentário