terça-feira, 19 de junho de 2007

Aula ministrada por Dèbora (INPG)

Comentário referente a aula:

Foi de grande utilidade os softwares do site http:// sitededicas.uol.com.br/software.htm - http://www.iped.com.br/kids, para nós que estamos cursando Educação Infantil.Conseguimos identificar diversas atividades com relação ao cotidiano das crianças, estimulando a criatividade a aprendizagem. Além de nos possibilitar acesso a sites com diversas atividades que desconheciamos, enriquecendo e ampliando nossos conhecimentos.

Assuntos: O computador instrututor
O computador ferramenta
Avaliação de software
Educação a distância
Proposta de Checklists para Avaliação de Softwares Educacionais para Crianças

Existem checklists disponíveis que já vereficam os aspectos que todo software em geral deve atender. A título de exemplo podemos citar Presteza, Densidade Informacional, Legibilidade, Qualidade de Diálogo com Usuário, Flexibilidade, Mensagens de Erro e de Feedback, entre outros.
Este checklist é composto de uma combinação de técnicas analíticas e impíricas. Embora do uso de checklist comumente permita que projetistas e outros avaliem o software sem a participaçao direta do usuario, neste caso, encara-se como necessário seu envolvimento. Visto que neste caso, são crianças, é dígno de nota que estas possuem comportamentos e reações inerentemente diferentes dos de um adulto.

Educação a Distância e Inclusão Digital

Muito se tem falado da inclusão digital e inúmeras vezes a expressão vem associada a acesso a informação e educação à distância. A expressão "inclusão" tem um significado abrangente. Pode-se incluir bens, serviços, sentimentos, pessoas, idéias e outras tantas coisas em um determinado contexto ou ambiente.
O acesso ao mundo digital, nos dias de hoje, é o acesso a padrão básico de informação, por intermédio dos computadores, softwares e telecomunicações que possibilitam a integração e a comunicação mundial, transpondo a barreira da distância.
A educação a distância è fenômeno, data do começo do século XX. Foi oferecido inicialmente por meio do correio, do telex, do rádio e da televisão. Com a introdução dos computadores e das ferramentas tecnológicas, o ensino a distância se sofisticou e, como o fenômeno da internet, acabou se tornando uma alternativa possível para a democratização do acesso a informação. A educação a distância tende a se apoiar cada vez mais em tecnologias emergentes que facilitam o acesso e aceitação. Diante desta evidência, verefica-se uma forte tendência da educação presencial integrada com a Educação a Distância, tendo esta como suporte a anterior ou vice-versa.
O desenvolvimento desses espaços flexíveis de ensino-aprendizagem é o grande desafio da educação e o presente trabalho buscou enfocar tais aspectos, ressaltando a importância e o carater inovador dessa modalidade de ensino com alternativa para uma educação de qualidade.

Um comentário:

Caroline Guedes disse...

Ok, meninas, que bom que gostaram e aproveitaram as informações trazidas pela Debora neste dia. Dei uma olhada em todo o blog de vocês para avaliar o memorial e gostei bastante de todas as postagens que vocês fizeram. Só precisa mais participação nas aulas, no primeiro bimestre vocês estiveram meio sumidas, depois é que ressurgiram.

Boas férias.